Se envolveu em um acidente e não sabe o que fazer?
Siga os passos abaixo:

Seguro é uma das poucas coisas que se paga e ao mesmo tempo não se quer usar, não é mesmo? Mas você pode se envolver em um acidente, em uma ocorrência de roubo ou furto. Essas ocorrências são chamadas  de “sinistro”. E se você se envolver em um sinistro, como agir? Para que possamos melhor atender a você em caso de sinistro ou, simplesmente, prestar socorro, informações sobre a ocorrência e alguns documentos serão muito importantes.
Como agir em caso de sinistro?

Basta ligar para nós ou abrir o sinistro via site. Ou ligar para a central de sinistros da Cia Seguradora, tendo em mãos o nome completo do condutor, a marca do veículo e a placa. Ao receber o seu chamado, a Central da Segurora solicitará essas informações. Permaneça atento às instruções. O atendimento da Central lhe orientará exatamente sobre o que fazer para que tudo corra de forma rápida e clara. Em caso de Socorro: Lembre-se de que, dependendo do plano de assistência contratado, a Azul oferece os seguintes serviços de socorro ao segurado:

- Socorro Volante;
- Reboque;
- Chaveiro;
- Auxílio na Falta de Combustível;
- Substituição de Pneu Furado;
- Serviço de transporte dentro do município de domicílio do segurado;
- Transporte para retorno ou continuação de viagem;
- Serviço de passagem para retirada do veículo reparado;
- Hospedagem;


Em caso de Colisão:

- Procure manter-se tranquilo;

- Caso haja vítima, chame imediatamente o socorro;

- Anote para onde o socorro encaminhará a vítima;

- Encontre o melhor local para sinalizar e faça isso logo (assim evita novos acidentes);

- Procure estar sempre próximo ao veículo acidentado. Se não puder, tente manter alguém de sua confiança próximo ao veículo;

- Anote ou peça que alguém anote o dia, hora e local (rua, número, ponto de referência) onde ocorreu o acidente. É muito importante anotar nome(s) do(s) motorista(s) e dos demais envolvidos. Também é importante anotar como ocorreu a colisão;

- Faça o B.O. com a autoridade policial local. Para isso é necessário ter informações dos terceiros envolvidos (nome do motorista, CPF, telefone, placa, marca e modelo do veículo);
- Pode ser que o terceiro  assuma a culpa do acidente. Nesse caso, peça o nome da seguradora, nome do responsável pelo seguro e o telefone para contato. Atenção: quando a seguradora do terceiro é acionada em virtude da responsabilidade de um de seus segurados, você deverá agir conforme exigências daquela seguradora. A reparação do seu veículo, assim como a autorização dos serviços ficarão a cargo dessa seguradora;

- A todo o momento, evite discutir, brigar, criticar ou provocar. Tenha sempre em mente que você tem Seguro;

- Pode ser que o Terceiro seja o culpado mas não queira assumir a culpa. Nesse caso, mantenha a calma. Aja conforme as orientações acima e, caso necessite, ligue para nós pedindo o auxílio ou a retirada do seu veículo do local do acidente;

- Importante: eventualmente poderá ocorrer a tentativa de um terceiro querer pagar a sua franquia (nesse caso você assumiria a culpa). Nunca aceite por se tratar de falsa declaração. Se comprovada, poderá trazer consequências sérias para ambos;

- O veículo poderá ser levado para uma oficina referenciada ou uma outra de sua livre escolha;

- Importante: NUNCA faça o reparo ou o conserto do veículo sem a autorização prévia da Cia Seguradora. Ao fazê-lo, você poderá perder o direito de receber o seguro. Em caso de Roubo ou Furto - Não deixe para depois: anote imediatamente o local, a hora e a data;

- Ligue  para a polícia militar ou civil e denuncie o ROUBO ou o FURTO. Lembre-se: o telefone da Polícia Militar em todo o Brasil é 190;

- Imediatamente procure a delegacia mais próxima e registre a ocorrência fazendo um B.O. (Boletim de Ocorrência). O B.O. deve registrar, também, os documentos pessoais e do veículo (caso tenham sido roubados). Isso é muito importante para a sua segurança;

- Prepare cópia dos seguintes documentos para apresentá-los à Cia Seguradora, caso seja solicitado: Documento Único de Trânsito (DUT), Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do motorista, Carteira de Identidade (RG) e do CPF do segurado, Boletim de Ocorrência (B.O.);

- Caso o veículo tenha sido encontrado, tenha o original e a cópia do Termo de Entrega do Veículo.;

- Ao agir de forma prudente, você evitará transtornos. Busque sempre as orientações de seu Corretor no momento da contratação do seguro.

Fonte: https://www.azulseguros.com.br/perguntas-frequentes/faq-sinistros/voce-se-envolveu-em-acidente/